23 de set. de 2007

O menino e o cão

O menino entra na lojinha de animais e pergunta o preço dos filhotes à venda.
- Entre R$ 70,00 e R$ 100,00", respondeu o dono.
O menino remexeu nos bolsos e disse:
- Mas eu só tenho R$ 30,00... Poderia ver os filhotes?
O dono da loja sorriu e chamou Lady, a mãe dos cachorrinhos, que veio correndo, seguida por cinco ‘bolinhas de pêlo’. Um dos cachorrinhos vinha mais atrás, com dificuldade, mancando de forma visível. O menino apontou aquele cachorrinho e perguntou:
- O que há com ele? No que o dono da loja explicou:
- Após um exame feito pelo veterinário descobrimos que ele tem um problema na junta do quadril, por isso mancaria e andaria devagar sempre.
O menino se animou e disse com enorme alegria no olhar:
- É este o cachorrinho que eu quero comprar.
O dono da loja respondeu:
- Não, você não vai querer comprar esse. Se quiser realmente ficar com ele, eu lhe dou de presente.
O menino emudeceu e, com os olhos marejados de lágrimas, olhou firme para o senhor e falou:
- Eu não quero que você o dê para mim. Aquele cãozinho vale tanto quanto qualquer um dos outros e eu vou pagar tudo. Na verdade, lhe darei agora R$ 30,00 e o restante pagarei todos os meses, até completar o preço, OK?
Surpreso o dono da loja contestou:
- Você não pode querer realmente comprar este cão. Ele nunca vai poder correr, pular e brincar com você como os outros cachorrinhos.
O menino ficou muito sério, acocorou-se e levantou a perna lentamente, deixando a mostra a prótese que usava para andar... Olhou bem para o dono da loja e disse:
- Veja...não tenho uma perna... Eu não corro muito bem e o cachorrinho vai precisar de alguém que entenda isso...

Às vezes desprezamos as pessoas que convivemos todos os dias por causa dos seus "defeitos", quando na verdade somos tão iguais ou pior do que elas. Esquecemos que estas mesmas pessoas precisam apenas de alguém que as compreendam e as amem, não pelo que elas poderiam fazer, mas pelo que realmente são.

Nenhum comentário: